segunda-feira, 20 de setembro de 2021

LP – BANDAS DE TÔDAS AS BANDAS

 








Disco 01-025

BANDAS DE TÔDAS AS BANDAS
CORPO MUSICAL DA BANDA DA GUARDA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Músicas classificadas no concurso promovido pela Rádio Record

Inspetor Chefe e Regente: - Maestro Américo Mincarelli
Arranjos de Zico Mazagão


Lado 1

1. CORONEL MARTINS SOARES ( mário fuzzo ) SANTO ANDRÉ
2. QUARTEL EM FESTA  (  silvestre pereira de oliveira )  SALTO
3. ALMA BANDEIRANTE ( s. florido ) ATIBAIA
4. 27 DE OUTUBRO ( américo bertolim ) MAIRINK
5. B-9 ( francisco secchi ) PINHAL
6. SAUDADES DOS MEUS 18 ( agostinho bernardo d'almeida ) ITAQUERA

Lado 2

1. DIA DE FESTA ( banedito mesquita silveira ) CABREUVA
2. ROQUE PIRES ( benedito aparecido soares )
3. A FELICIDADE É DEUS QUEM DPA ( sebastião benedito de mattos ) INDAIATUBA
4. ESTÂNCIA DE SOCORRO ( pedro ferraguti ) SOCORRO
5. 10 DE NOVEMBRO ( josé a. de barros ) SÃO BENTO DE SAPUCAI 
6. GASPAR CAMARGO ( frederico sappioni ) ATIBAIA 



BANDA DE TODAS AS BANDAS era o programa que empolgava, há alguns anos, os apreciadores do gênero em audições da Radio Record e, como parte das realizações desse divulgado trabalho radiofônico, foi organizado, no ano de 1964. o 1º CONCURSO DE MARCHAS PARA BANDAS DE MUSICA com o aplaudido e elogiável objetivo de estimular os compositores das cidades interioranas do Estado de São Paulo.

O certame contou com a promoção da emissora citada e dos Discos Chantecler.

José Roberto Gama, esse jovem incentivador das bandas de música, batalhador incansável que, iniciando na técnica de som, com seu inteligente esforço galgou inúmeras posições dentro do rádio sendo atualmente o produtor do programa " ai vem a banda" e, ao mesmo tempo, assistente da direção artistica da Radio Piratininga de São Paulo, era o produtor e apresentador do já citado " Banda de todas as Bandas".

Apresentaram-se quarenta concorrentes das diversas cidades do interior de São Paulo tendo surgido também, embora fóras das regras do concurso, alguns compositores de outros estados, tal o interesse e vivacidade com que contou sua propagação. Criteriosamente foram selecionados os trabalhos, distinguindo-se um compositor de cada cidade concorrente. 

Assim pois, o certame foi coroado de brilho, tendo contado, no seu prosseguimento, com o estimulo e entusiasmo da Radio Piratininga e revista " Melodias "
O Maestro Zico Mazagão deve agora ser lembrado, pois no presente LP todas as melodias vencedoras aqui gravadas, foram por ele harmonizadas e instrumentadas, já que, também, juntamente com José Roberto Gama, esforçou-se pelo êxito do certame.

Ê ele, atualmente, o maestro exclusivo da gravadora Chantecler, Teve sua formação iniciada em um conjunto de Banda, daí seu interesse e desempenho pelo gênero. Natural de Araras fez seus estudos musicais na cidade de Santos onde iniciou sua carreira Artística, quando fundou e presidiu a Orquestra Sinfônica daquela cidade.

Esta gravação, pois, dentro do gênero, resume o espirito gerador de toda uma obra. Arte é vida e, como diz certo escritor  " a vida atual aumenta e se aperfeiçoa, estende-se e transforma-se porque contém a vida precedente e da qual é ulterior estágio de desenvolvimento". Por outro lado, contém, em potência, o momento seguinte, daí o valor de todas nossas realizações, por mais simples que sejam.

É preciso não esquecer que a arte popular não se apresenta toda ela num mesmo plano. Modalidades e gradações demonstram característicos diversos, todos eles importantes no que se refere à forma de sentir e transmitir. Entre nós, no ardor da natureza tropical, repleta de vida, o canto é melancólico e isto é esclarecido na importante orientação que nos dá Renato de Almeida - " Melancólico era o índio fugido e indolente que vivia a vida cheia de nostalgia num perpétuo espanto pelas coisas que o cercavam, embrenhando-se pelas matas a fugir do assaltante branco; melancólico era o lusitano ousado mais triste, vivendo no mar e com saudade da pátria no coração; melancólico era o negro, roubado e escravizado, que sofria no cativeiro uma dor irremissível e aniquilante".

Sim, em contraste com a vivacidade e o fulgor das nossas paisagens, a alma do brasileiro conservou em seu âmago esse fundo de tristeza das raças que lhe deram origem. Mesmo nas festas de alegria, mesmo dentro das tonalidades maiores muito frequentes em nossa músicas, mesmo nos sambas carnavalescos, essa nostalgia está presente, como expressão já própria do temperamento nacional.

Isso é o que denotaremos, sem grande esfôrço em todas as composições selecionadas no presente trabalho fonográfico. A alma boêmia, Tristonha e Saudosa do Compositor brasileiro acha-se presente em cada uma das páginas aqui gravadas. Sim, porque as dominicais retratas interioranas, as empolgantes corporações musicais. o jardim repleto de cores e mocidade, a preça da matriz, o coreto iluminado e festivo, tudo dentro daquela nostálgica expressão saudosistica, de nossa terra foram os elementos que, sem duvida, deram inspiração á maioria destas melodias.

E assim, iniciando a Face A - temos " Coronel Martins Soares", Mário Fuzzo, da cidade de Santo André, nos apresenta um dobrado repleto de passagens saudosas e nostálgicas em suas primeira e segunda partes. No trio, com a mudança de tonalidade, essas características são postas de lado e um ritmo vivo, de despreocupada alegria é desenvolvido. O compositor nos revela, com sua melodia, uma propícia bagagem criadora, digna de elogiáveis méritos.

Prosseguindo temos " QUARTEL EM ESTA " de Silvestre Pereira de Oliveira, da cidade de Salto. Com seus sons o compositor consegue descrever o ambiente que o inspirou. Aos olhos do ouvinte o cenário é criado: Movimento agitado de alegria num misto de patriotismo e missão a cumprir. Em muitos pontos de vista pode ser ela comentada, por transmitir a reação do homem sobrepujado na expressão pelo artista. Em seu desenvolvimento, o flautim e a requinta emprestam burilento e gracioso toque.

Em " ALMA BANDEIRANTE " Sebastião Flórido, de Atibaia, nos oferece, com música, um patriótico sentido de varonil e avante conquista. O ritmo é marcado e firme, a instrumentação bem coordenada aliando-se à beleza de inspiração, cujos expressivos momentos vibram no ritmo interior que os anima.

Prosseguindo temos " 27 DE OUTUBRO " de autoria de Américo Bertolini, da cidade de Mairinque. O compasso binário composto é marcado com firmeza dando base à uma melodia concisa, límpida e transparente. No trio os saxofones, clarinetas e trombones são realçados com notada predominância dando, à composição brilhante e festivo aspecto. 

Francisco Cecchi, de Pinhal, surge com sua marcha "B 9". O tema segue uma linha expressiva e melancólica embora em ritmo brilhante, com baixos ressaltados e vibrantes. Devemos observar nesta página a cuidadosa execução, onde a clareza e precisão são notadamente observadas assim como a dinâmica é criteriosamente trabalhada, formando contrastes de intensidade que emprestam à composição um colorido de expressão profunda e bela.

E de Itaquera, Agostinho Bernardo d'Almeida nos vem presentear, com vibrantes palpitações rítmicas, uma melodia simples porém de singela beleza, repleta de saudosas lembranças, já que seu titulo descreve a ideia inicial do compositor, " SAUDADE DOS MEUS 18 " transferidas para as profundas penetrações do domínio da expressão puramente musical.

Iniciando a Face B - de Cabreúva Benedito Aparecido Soares apresenta seu dobrado " DIA DE FESTA"  Predomina em toda esta página a alegre despreocupação da juventude, a pureza de uma excitação trazida por espiritual anseio de um dia festivo na cidade interiorana. A inquietação mesclada de energia e vivacida é reproduzida pelo compositor que pretende descrever a povoação em festa, a cidade empolgante,  as côres alegres, o coreto vibrante e a gente toda feliz, em sua algazzarra fagueira de um dia diferente, de saudoso encanto. 
 
              

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